AMESC e IGR e incentivam certificação no turismo

Publicado em 04/11/2020 às 16:02 - Atualizado em 04/11/2020 às 16:07

Até o final do ano a Instância de Governança Regional Caminhos dos Canyons (IGR) e a Coordenadoria de Turismo e Cultura da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) estão mobilizadas em incentivar os empreendedores a obterem o certificado do Cadastur, que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.

A diretora de Turismo de Sombrio, Rosana Martins, tem sido uma das mobilizadoras dos empreendimentos a realizarem o Cadastur. “O Trade da região ser Certificado pelo Ministério do Turismo torna o traAMbalho legal, dá ainda mais credibilidade ao serviço prestado e mostra o quanto nossa região é preparada. No site do Cadastur é disponível uma lista que apresenta os prestadores de serviços cadastrados de cada município e queremos enquanto IGR ver cada prestador certificado, desde o barzinho que é MEI (Micro empreendedor Individual) e atende nas praias até uma grande pousada nos Canyons”, pontua Rosana.

O Cadastur é um programa executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficias de turismo para promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. É obrigatório para: acampamentos turísticos;  agências de turismo; meios de hospedagem;  organizadoras de evento;  parques temáticos;  transportadoras turísticas e guia de turismo.

Porém há outras atividades que podem se cadastrar e a IGR e a AMESC tem incentivado, já que a região possui bastante potencial turístico. O cadastro é opcional e gratuito para: casas de espetáculo; centros de convenções;  empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos; empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva; locadoras de veículos para turistas; prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos; prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.

O presidente da AMESC, prefeito Ronaldo Pereira da Silva, observa que a Coordenadoria de Turismo tem feito esta ação em prol da profissionalização do trade, já que não ter o Cadastur faz com que o agente de turismo não tenha a mesma visibilidade e em alguns casos não seja reconhecido, já que há os casos obrigatórios. “Temos uma vocação turística e fomentar a profissionalização é importante. A certificação é um trabalho de reconhecimento”.

Rosana explica que está sendo uma ótima oportunidade de aprendizado e contato com os empresários da região. “Tenho a oportunidade de conhecer o trabalho do Trade, mesmo que de forma virtual, e observar o quanto nossa região está se desenvolvendo com tantas opções de meios de hospedagem, gastronomia, atrativos naturais entre outros atrativos que estão se certificando pelo Cadastur”. Segundo Rosana, os empresários tem sido receptivos aos Cadastur. “Alguns não sabiam sobre o Cadastur, mas expliquei a eles como é feito o cadastro e já estão certificados”.

Gabriela da Costa é acadêmica de turismo (IFC) e estagiária do Departamento de Turismo e está mobilizada junto a Rosana em captar novos certificados. “Além de observar, também tive a oportunidade de realizar alguns cadastros com o auxílio da Rosana. Acho importante esse trabalho, e também ter pessoas envolvidas com o turismo e preocupadas em estar por dentro do que é necessário para que o turismo se desenvolva cada vez mais na região”.

Quem desejar mais informações sobre o Cadastur pode entrar em contato pelo WhatsApp: 48 98813-6540.

 

Vantagens do Cadastur:

·      Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais;

·         Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo;

·         Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal;

·         Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo;

·         Visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

 

Renata Tonetto Angeloni

Assessoria de comunicação AMESC

imprensa@amesc.com.br

Fotos registradas por Fernanda Dias. 


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar