Compartilhar share

Assembleia da AMESC debate temas regionais importantes

Publicado em 14/07/2021 às 10:23 - Atualizado em 14/07/2021 às 10:23

O Colegiado de Prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) esteve reunido em assembleia geral ordinária, na tarde desta terça-feira (13). Tráfego da SC 285 (BR 285); Projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social (REURB-S), Residência Inclusiva, Hospital Regional de Araranguá e demandas da saúde foram alguns dos assuntos que foram trabalhados no encontro.

O presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, observa que a primeira agenda do dia tratou-se de reunião com o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Fábio Riera, sobre a estimativa de volume de tráfego na SC-285 (BR-285) até o referido Porto, após abertura da Serra da Rocinha - BR-285 (lado de Santa Catarina no município de Timbé do Sul). Segundo o diretor-presidente Riera, a estimativa é a provável passagem inicial de cerca de 330 caminhões por dia, incluindo sábado e domingo.

A pauta seguinte foi sobre o Projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social (REURB-S) que foi falado sobre a importância social da regularização de lotes/loteamentos irregulares.

O terceiro assunto foi apresentado com a participação de APAEs e entidades mobilizadas com a causa nos 15 municípios. A diretora da APAE de Santa Rosa do Sul, Andreia Soterio, fez a explanação sobre o projeto da Residência Inclusiva, uma casa voltada para as pessoas com deficiência.

Na quarta pauta, a direção do IMAS (Instituto Maria Shmitt), que administra o Hospital Regional de Araranguá, explicou sobre a situação financeira e gestão dos 40 leitos de UTI Covid, entre a instituição e a Secretaria Estadual de Saúde.

Na quinta pauta, os secretários de Saúde dos 15 municípios da AMESC, através do Colegiado de Saúde, pontuaram sobre a dificuldade de acesso aos Exames e Procedimentos via Regulação nos hospitais da região, no qual foi definido por convocar uma audiência com o secretário de Saúde de Santa Catarina, André Mota, para vir dialogar sobre este assunto e também sobre o contrato do IMAS e Secretaria de Estado de Saúde.  

O presidente Moacir, agradece a presença maciça de todos os prefeitos e de todos que compartilharam desta tarde produtiva e intensa. “Estamos mobilizados pelo fortalecimento de nossa região e passamos por itens variados ao longo da tarde, mas cada um fundamental a ser debatido. Estamos unidos em prol de nossa população”.

Renata Tonetto Angeloni

Assessoria de comunicação AMESC

imprensa@amesc.com.br

 

 


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar