Compartilhar share

Assistência social debate Desfinanciamento do SUAS

Publicado em 15/09/2021 às 16:44 - Atualizado em 15/09/2021 às 16:46

A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, por meio da Assessoria em Politicas Públicas da AMESC, reuniu as Secretarias Municipais de Assistência Social para debater uma série de pautas do setor. A reunião com os gestores municipais de assistência social teve como uma das pautas importantes, o Desfinanciamento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

A assessora de Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, explica que as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina realizaram um levantamento dos recursos atrasados do Governo Federal (GF) e encaminharam a FECAM (Federação Catarinense dos Municípios), que elaborou um documento trazendo os efeitos e o valores de atrasos dos repasses que deveriam ser feitos pelo GF aos municípios catarinenses.


No dia 28 de setembro, das 9h às 10h30 a FECAM e COEGEMAS estarão realizando uma transmissão ao vivo pela internet (live) para apresentar o resultado. O próximo encontro será com o Colegiado Regional de Secretários e Técnicos Municipais da Assistência Social da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense, no qual será feito a escolha da no diretoria do Colegiado.


O presidente da AMESC, prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, observa a importância desta mobilização, pois já é uma luta que perdura por vários anos.