Compartilhar share

Projeto Limpeza dos Mares chega ao sul de SC - CANCELADO

Publicado em 22/06/2022 às 11:08 - Atualizado em 24/06/2022 às 15:53

Em virtude do mau tempo foi necessário cancelar. (Atualização em 23 de junho de 2022)

 

A 32ª etapa do projeto Limpeza dos Mares ocorrerá neste sábado (25), no Rio Araranguá e no Morro dos Conventos. O local do encontro será no Quiosque Beco das Dunas e as inscrições já disponíveis no site limpezadosmares.com. 

“Será nossa primeira ação no sul de Santa Catarina. Um grande desafio, pois, além de limpar a praia, dunas e encostas, nossa equipe de mergulhadores voluntários também retirará resíduos do rio, o que requer qualificação”, afirma Álvaro Almeida, da Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e responsável pelo mergulho no projeto.

Leandro "Mané" Ferrari, presidente da ACATMAR e idealizador do projeto, endossa o orgulho de toda a equipe nesta edição. "Nosso carinho pelo sul sempre foi enorme e hoje vê-lo voltando a crescer e se fortalecer em turismo e infraestrutura reforça a necessidade de ainda mais conscientização ambiental, principalmente junto a crianças e jovens”. A etapa também conta com o apoio do município e da associação dos municípios da região.

Desta vez - e de forma inédita - o projeto Limpeza dos Mares fará a ação conjuntamente com o projeto local ‘A Praia é Nosso Pico’, que chega na sua sétima edição. "Firmamos uma grande parceria com esta referência nacional de recolhimento de resíduos das águas. Será um dia de lazer, contato com a natureza e de ajuda ao meio ambiente”, comenta o turismólogo Giovani Rosa, um dos diretores do ‘A Praia é Nosso Pico’.

Para o presidente da AMESC, prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, a ação é louvável para preservar e conscientizar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. “A AMESC convida a todos para auxiliar na limpeza destes pontos importantes para a região”.

A coordenadora de Cultura e Turismo da AMESC, Helen Becker, destaca que a AMESC e a IGR Caminho dos Canyons estão contentes com a chegada do projeto, que já é consolidado em outras regiões, para auxiliar na limpeza do rio Araranguá, em parceria com projeto particular de Araranguá. “Esta ação agrega para a educação ambiental, tanto através das escolas como junto a quem gosta de preservar o meio ambiente”.

O Projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR (Associação Náutica Brasileira, Mundo Mar), Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e nesta etapa terá a parceria na realização do projeto ‘A Praia é Nosso Pico’. Nesta edição conta com apoio da Prefeitura de Araranguá por meio da FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá), AMESC (Associação dos Municípios do Extremos Sul Catarinense), IGR Caminho dos Canyons, Capitania dos Portos de SC, Corpo de Bombeiro Militar de SC, Polícia Militar Ambiental, da Rede Laço, NEPOM, ICMBio e das empresas, Medilona, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Paulista Balões e Infláveis, Plastkolor e Atacados Vitória.

Projeto A Praia é nosso pico

Criado há 7 anos, o projeto “A Praia é nosso Pico” ganhou força em 2022 com a adesão maciça da iniciativa privada local para a realização de mais uma ação em benefício do Meio Ambiente. A primeira ação deste ano deve acontecer no próximo sábado, 25, com a realização de mais um mutirão de limpeza do Morro dos Conventos.

Nos últimos anos foi coletado em diversos pontos turísticos e naturais do Vale do Araranguá cerca de 28 mil toneladas de lixo deixados na orla marítima, Rio Araranguá e outros locais de belezas naturais e que contam com a circulação humana.

 A expectativa dos organizadores da edição do final de semana é atrair diversas pessoas para a causa, coletar todo o tipo de lixo deixado na paradisíaca praia, e ainda iniciar uma das maiores campanhas ambientais do Sul Catarinense.

 O empresário, Marcos Patrício, sócio-fundador do Clube +APV, abraça o projeto desde sua criação. Ele, sua esposa e filhos também arregaçam as mangas. “Precisamos cuidar do Meio Ambiente e ensinar as futuras gerações a usufruir o que tem de belo sem degragar”, comentou.

Outras empresas locais também estão no time, além do Grupo de Jipeiros Pura Lama, que em mais uma edição ficará responsável por transportar o lixo recolhido, marcas como Espetão/Churrascaria Dalmoro, Colix, Center Shopping, Evaldt Produções, Hotel Dalmoro, Tahithi Viagens, Despachante Placar, Postos Mazzuco, CDL Araranguá, Madeireira Sasso, Prime Motors, Posto Morro dos Conventos, Postos Rizzoto, Óticas Expresso, Jazida Eckert, Projesul, Extermina Chama, Sicredi, Auto Escola Sucena e Unesc integram esta força-tarefa. 

 De acordo com o turismólogo, Giovane Rosa, que é fundador do projeto “A Praia é nosso Pico”, outras etapas do projeto prometem levar à comunidade local uma campanha de conscientização. “Os lixos recolhidos serão catalogados pelo Ifsc para fomentar uma exposição, mostrando nas escolas e para a comunidade tudo o que é jogado em nossas praias e rios”, antecipou.

Corpo de Bombeiros, Fama e Polícia Militar também apoiam a causa e confirmaram participação no evento de sábado, a partir das 13h30, com ponto de partida do bar Beco das Dunas.

Camisetas e lanches aos voluntários serão distribuídos minutos antes do evento iniciar pela comissão organizadora, assim como material de proteção individual para a coleta do lixo. “Só temos que agradecer o apoio das empresas locais que têm esta consciência em cuidar do nosso Meio Ambiente e entenderam o objetivo desta causa tão nobre e que promete sensibilizar as pessoas”, finaliza o empresário, Marcos Patrício.

 Através do perfil no Instagram @apraiaenossopico as informações completas sobre o evento poderão ser obtidas, assim como a forma de participar com o grupo de voluntariado nestas ações.